6

Por que Fanon? Por que agora?

Rodas da Rosa #26

O título de nosso encontro remete à tese de Deivison Mendes Faustino: “Por que, Fanon? Por que agora?” E foi pensado para articular o ressurgimento de Fanon e dos fanonismos aqui no Brasil nesse início de século XXI — os múltiplos interesses em sua obra, as múltiplas disciplinas que agora parecem dar destaque ao pensamento do martinicano e a capilaridade que Fanon ganhou no interior de alguns movimentos sociais. Fanon com sua obra parece desnudar um sintoma: a permanência da racialidade sempre reativada como debeladora de crises. E nesse encontro iremos nos debruçar sobre sua potência crítica que sempre nos convoca à práxis.

Convidados

Helena Silvestre é afroindígena, coeditora da revista Amazonas e educadora popular na escola feminista Abya Yala.

Deivison Mendes Faustino é professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo, onde também atua como pesquisador do núcleo de estudos Reflexos de Palmares e Afro-Brasileiros.

Victor Galdino é professor, tradutor e pesquisador, formado em filosofia (UFRJ) e psicanálise (Corpo Freudiano). Professor substituto de filosofia e epistemologia no Instituto de Psicologia da UFRJ, faz pós-doutorado no PPGF/UFRJ e é integrante do Laboratório Filosofias do Tempo do Agora no mesmo programa.

Mediador: Douglas Barros